Riqueza sem fim, pedaço de mim.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012


Porque param de comer com um ano

Não acontece com todos os bebês, mas a minha tem recusado a papinha últimamente =/ pelo menos as frutas ela tem aceitado.  Estive pesquisando sobre o assunto e gostaria de compartilhar com vocês.

 Porque param de comer com um ano.


Os bebês comem, em relação ao seu tamanho, muito mais que os adultos. Isso significa que, no processo de tornar-se adultos, cedo ou tarde terão que começar a comer menos. Mais cedo, que tarde, para surpresa e terror de muitas mães. Os bebês costumam “deixar de comer”, aproximadamente ao fazer um ano. Alguns já deixam de comer desde os nove meses, outros “aguentam” até um ano e meio ou dois anos. Uns poucos nunca deixam de comer, enquanto outros “nunca comeram bem, desde que nasceram”.

O motivo dessa mudança por volta do primeiro ano é a diminuição da velocidade do crescimento. No primeiro ano, os bebês engordam e crescem mais rapidamente que em qualquer outra época da sua vida extra-uterina. Durante o segundo ano, diferentemente, o crescimento é muito mais lento: uns nove centímetros e um par de quilos. Assim temos que, dos três principais capítulos do gasto energético, a energia necessária para movimentar-se aumenta, porque o bebê se move mais e a necessária para manter-se com vida também aumenta, porque o bebê é maior. Mas a energia necessária para crescer diminui de forma espetacular e o resultado é que muitos bebês necessitam comer o mesmo ou menos. Segundo cálculos de especialistas, os bebês de um ano e meio comem pouco mais que os de nove meses. Os pais, não informados deste fato, fazem um cálculo aparentemente lógico: “Se com um ano come tanto, com dois comerá o dobro”. Resultado: uma mãe tentando dar o dobro de comida a um bebê que precisa da metade ou menos. O conflito é inevitável e violento.

“Até quando continuam sem comer?” A situação costuma ser transitória. Aconselhadas por avós, vizinhas e pediatras, as mães costumam pensar que seus filhos “mudarão”. De fato, muitas crianças com cinco ou sete anos, ao aumentar seu tamanho corporal, começam a comer um pouco mais que antes. Mas, nem sempre este pequeno aumento é suficiente para suprir as aspirações de suas famílias. Por uma parte, a quantidade de alimento que cada pessoa precisa é muito variável e algumas crianças comem mais ou muito menos que seus colegas da mesma idade e tamanho. Por outra parte, as expectativas dos pais podem ser também muito distintas: algumas mães se conformariam que seu filho coma todo o prato de macarrão, outras esperam que além do macarrão coma também um bife com batata, uma banana e um iogurte. Por um motivo ou por outro, muitas crianças continuam sem comer até o início da adolescência. Então, quando o lento crescimento dos anos anteriores se transforma na espichada, os moleques sentem um apetite insaciável e para espanto e alegria de suas mães acabam com a geladeira e enfiam tudo o que encontram dentro de un sanduíche.

Trecho do livro: Mi niño no me come, de Carlos González
Retirado: Meu filho não quer comer!
7

7 comentários:

Futura mãmã disse...

E chato isso neah...nem sabemos o que dar a eles ks
Beijo

Ingrid Faria disse...

Chato isso né? Passei por essa fase. Nem a frutinha amassada ela quer comer? Como maça?

Beijos

Carol Meoli disse...

Aiii é mesmo uma tristeza ver nossos filhos negando comer. A Babi anda fazendo um certo jogo pra deixar de comer. Mas tenho que ficar insistindo, enrolando ela, distraindo para faze-la comer... Deixo ela esquecer um pouco, daqui a pouco volto a dar mais uma colherada, e assim vai o pratinho todo, ou quase, hehe!

Beijinhos

Mamãe do Enzo disse...

Ainda bem que o meu ainda falta muito para essa fase !! Boa sorte com essa linda !! bjus

http://maeefeliz.blogspot.com/

Cynthia Rodrigues disse...

Oi Magali vi que vc está participando lá no meu blog http://fazendoaminhafesta.blogspot.com
Entao passei por aqui pra te conhecer a seguir vc!!!!!!!!!!!
Abraços

Carol Alves disse...

Ai amiga é muito chato isso,a Myrella come bem,mas de uns dias pra cá anda recusando algumas frutas,meu filho de três anos é pior,frutas ele come bem,mas a hora do almoço e do jantar é um sacrifício,ele faz de tudo pra tentar não comer....Muito difícil afff...e como vocês estão?bjooss

Aryana Martins disse...

Menina, a Letícia está com 11 meses e realmente está enjoadíssima para comer, achei até que eram os dentinhos... Deve ser isso também! Vou conversar com o pediatra dela. Beijos.

Postar um comentário

Obrigada por participar do meu mundinho. Volte Sempre.

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t